Dieta - 10 dicas para aumentar o metabolismo e queimar gordura

Como acelerar o metabolismo



Todos os dias aparecem medicamentos na TV, na internet e em revistas que prometem mundos e fundos quando se trata de perder peso, porém sabemos muito bem que na realidade eliminar gordura é algo gradual.

Como acelerar a perda de peso?

Como acelerar o metabolismo é o que todos desejam, seja a turma do Vigilantes do Peso, do Medida Certa ou a turminha adepta do Herbalife, o fato é que independente do método que utilize o que o gordo mais deseja é emagrecer o mais rápido possível, mas sem ficar com pelancas e arriscar a saúde, aqui vamos dar algumas dicas para que consiga chegar no seu peso ideal sem enlouquecer. 


Como acelerar a queima de gordura?

1 - Troque massa gorda por massa magra

Fazer exercícios regulares, mesmo que sejam fracionados, tipo subir e descer escadas no serviço, caminhar, andar de bicicleta pode ajudar nessa tarefa. Para efeitos substanciais o ideal é investir em treinos regulares de musculação que auxilia efetivamente na criação de músculos, o mesmo que massa magra. 

2 - Consuma proteínas


As proteínas auxiliam a manter e gerar massa magra, além de ter menos calorias por grama que a gordura ou o carboidrato. Sendo que a sensação de saciedade é atingida muito mais rapidamente do que quando se consome outros tipos de alimentos.


3 - Beba água

O consumo de boa quantidade de água faz com que o organismo consiga funcionar melhor, assim libera toxinas e regulariza a digestão. Mas nada de enlouquecer e exagerar, o ideal é de 2 a 4 litros de água por dia, mas respeite seu organismo, se já atingiu 2 litros de água e não sente mais sede é hora de parar. O que não falam é que excesso de água também sobrecarrega o organismo, sem falar que algumas vitaminas são solúveis em água...


4 - Trabalhe a sua respiração

Isto é, dentro do possível dê uma atenção especial a sua respiração, ela pode influenciar no metabolismo e em sua disposição. Basta que separe uns 10 a 15 minutos do seu dia para se concentrar em como está respirando e fazer exercícios de respiração profunda. Oxigenar o organismo ativa o metabolismo.


5 - Evite o estresse

Continuação da quarta dica, além de respirar corretamente evitar picos de estresse que dão aquela carregada no organismo de adrenalina, cortisol, que em pequenas quantidades servem para dar um up na pessoa, em excesso destroem a harmonia do organismo. Estudos apontam que pessoas estressadas têm maior quantidade de acúmulo de tecido adiposo na região abdominal e deficiência metabólica.. Então medite, caminhe, faça algo que seja fonte de prazer e bem-estar.


6 - Cuide do sono

Pessoas que dormem pelo menos 8 horas por dia têm maior resposta metabólica, mas calma, sem exageros, se com 6 ou 7 horas de sono seu organismo responde bem, é um hábito dormir essa quantidade, ok....O que deve ser corrigido é dormir, mal, poucas horas, de forma irregular e ainda acordar pior do que antes, isso é que costuma diminuir o ritmo do metabolismo.


7 - Alimente-se com regularidade

Está mais do que provado que dividir sua dose diária de alimentos em pequenas porções que totalizem seis refeições faz total diferença. Há um motivo muito simples para isto, não é mágica ou bobagem, nosso organismo como tudo nessa vida tem uma lógica, neste caso, a sobrevivência.

Somos programados para sempre nos preservarmos, isto para o organismo significa que ao menor sinal de baixa na ingestão regular de calorias ele deve se por alerta, e assim que a próxima dose de alimentos entrar, buscar fazer o menor gasto calórico e maior estoque de energia/gordura, entendeu? 

Então se recebe com regularidade pequenas porções, nosso cérebro entende que está tudo normal e pode utilizar as calorias sem se preocupar muito com o estoque, que significa melhor queima de calorias e metabolismo acelerado.

8 - Faça exercícios aeróbicos

Ao forçar o seu organismo com essa prática o metabolismo fica acelerado por muitas horas a mais, após o treino.


9 - Consuma alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos ajudam a queimar mais calorias do que os demais alimentos, sendo alguns deles: pimenta, gengibre, café, canela, chá verde, vinagre de maçã e linhaça, goji berry, entre outros.


10 - Evite

Alimentos gordurosos, frituras, bebidas alcoólicas, embutidos, alimentos industrializados, cair em tentações a todo momentos, se ocorrer algum deslize não entre em pânico e volte imediatamente a sua dieta.

Lembre-se, seja ativo, persista para alcançar o seu objetivo, no final o resultado vale qualquer sacrifício que tenha feito.



Espero que tenha gostado, aproveite e curta nosso GPlus e fique por dentro de todas as dicas. Até a próxima!
Metabolismo