Dieta versus TPM

Dicas para Superar a TPM e Manter a Dieta

como manter a dieta na TPM


Olá, não sei como funciona a questão da dieta x a TPM, comigo a coisa é bem complicada, hoje resolvi falar sobre esse tema, pois estou nessa fase e assim mais sensível aos sintomas.

Existem meninas que são abençoadas e não têm TPM, mas essas são raras, nós, simples mortais, temos TPM em maior ou menor grau, somos, sem dúvida, a maioria e vamos focar nesse incômodo.

Tudo vai super bem durante o mês todo, a dieta ou reeducação alimentar super funciona, a perda de peso vem, seja em menor ou maior grau, mas em uma bela manhã acordamos com muita fome, inchaço, retenção de líquido, observamos o peso aumentar na balança, dores de cabeça e o mau humor ou irritabilidade, de todos esses sintomas que costumam durar por volta de 10 dias, em maior ou menor grau, vamos focar na questão de como manter a dieta mesmo durante a TPM.

Dicas Para Manter a Dieta Durante a TPM


- Se for inevitável a ingestão de doce ou chocolate, consuma pedacinho de chocolate com 70% ou mais de cacau
-  Tome, chá calmantes como camomila, erva-doce, erva cidreira
-  Tome água de coco


Alimentos que regularizam a Serotonina:


-  Chocolate amargo, o famosos 70% de cacau ou mais
-  Vinho tinto
 - Frutas como o coco, abacaxi, banana e tomate
-  Queijos, iogurtes e derivados do leite
-  Carnes magras
-  Castanhas
-  Cereais integrais e outros


Dicas finais para se manter sã durante a TPM

1 - Não pule refeições neste período, porque além do mau humor e tudo que vem com a danada, temos uma fome sobrenatural, pular o café da manhã por exemplo poderá significar colocar a dieta em risco. Aproveite esta refeição para se alimentar de castanhas e derivados do leite.

2 - Como falado acima, temos um aumento considerável de apetite, mas se notar irá perceber que nossa digestão fica um pouco comprometida. Faça mais refeições com porções menores. Vai ajudar a aliviar a fome emocional e não sobrecarregará o aparelho digestório. Não tome líquidos durante as principais refeições, nem meia hora antes e nem uma hora depois.

3 - Fora do horário das refeições abuse da ingestão de água, mantenha a hidratação e jogue fora as toxinas. De 1,5 litro de água até 4 litros diários, cada um sabe a necessidade do próprio corpo. Aprenda com o seu o quanto ele precisa em cada dia. A água evita retenção de líquidos, não tenha medo de inchar porque tomou água, o oposto é que é mais comum.

4 - Já reparou que a proteína dá maior saciedade tanto no quesito quantidade quanto no período (demora mais tempo para termos fome novamente) que os demais alimentos? Se não percebeu comece a observar. Então neste período alimentos ricos em proteínas são bem-vindos.

5 - Não seja tão rigorosa com você mesma e caso sinta muita fome de doce, se permita comer algo doce uma vez por dia na TPM, mas dê preferência aos açúcares naturais como os de frutas doces e se for algo mais industrializado não faça uma porção gigantesca, até porque para o seu cérebro tanto faz o tamanho da porção, só faz diferença para sua balança.

6 - Obviamente que sabe que o exercício físico proporciona a liberação de endorfina e outros hormônios que deixam a gente mais calminha e feliz. Tente manter uma rotina de exercícios na TPM, mesmo que sejam em menor intensidade.

7 - E para complementar as dicas finais, esta é matadora de tão sabida por todos nós. Não coma por gula ou excesso de fome emocional. Se ficamos com o emocional fragilizado nesse período, também sabemos identificar essa situação, então evite a gula ao máximo. Mas se escorregar e cair na tentação, não se desespere, não piore as coisas. Sem aquelas neuras de achar que vai engordar 50 kg porque comeu uma barra de chocolate e daí chutar o balde. Se comeu a mais, provavelmente pode ter uma pequena alteração no peso, mas que com o prosseguimento da dieta você conseguirá superar. Fique tranquila.


Considerações gerais sobre o assunto


Saiba que você não está sozinha ou faz parte de um grupo isolado e minoritário de mulheres, quase 80% das mulheres têm sintomas de TPM e 52% delas relatam que nesse período sentem uma baixa em suas produções em relação às tarefas efetuadas normalmente na rotina. 

Somos o que somos e não precisamos nos desculpar, apenas nos conhecer melhor e sermos mais generosas conosco. Seja sempre a sua melhor amiga, faça para você o que normalmente faz para apoiar sua melhor amiga, ou seja, não se cobre tanto.

Comente e peça o que quer no nosso blog.