Tireoide - Como regular a tireóide pela alimentação

Tireoide - Aprenda a cuidar dela com alimentos e regule seu peso

tireoide
Primeiro, vamos conhecer quais os sintomas que o hipotiroidismo e o hipertiroidismo causam.

Hipotiroidismo - alguns  sintomas

 


Ganho de peso. Trabalho mais lento da glândula com pouca produção ou produção insuficiente
  • Cabelos grossos e sem vida
  • Sobrancelha rala, grande perda de pelos desta
  • Inchaço do rosto
  • Bócio causado pelo aumento da glândula tireoide (aumento do pescoço, parecido com a papada)
  • Problemas cardíacos, batimentos mais lentos
  • Artrite

Hipertiroidismo - alguns sintomas

 

Perda de peso. Trabalho excessivo da glândula tireóide, muito hormônio produzido por ela
  • Queda de cabelos
  • Olhos grandes e saltados
  • Insônia ou dificuldades com o sono
  • Bócio causado pelo aumento da glândula (parecido com papada)
  • Problemas cardíacos, coração acelerado
  • Suor excessivo
Para saber  com exatidão se a tireóide está fora do ritmo não adianta achismo, somente um exame laboratorial pedido por seu médico pode sinalizar as tais alterações na quantidade de hormônios produzida.

Uma vez feito o diagnóstico, a alimentação pode ser fundamental no controle e até mesmo na redução da quantidade de medicamento utilizado, mas não vá por conta própria retirar ou reduzir a dosagem recomendada.

O que pode e deve fazer é utilizar com sabedoria o potencial destes alimentos e com certeza ao fazer a medição rotineira hormonal verificará uma grande melhora.

Para quem nunca teve nenhum problema diagnosticado, mas sente alguns ou vários destes sintomas, além de procurar uma consulta com o endocrinologista é bom utilizar o recurso natural da alimentação.

Nada se compara a prevenção, fornecer quantidades de substâncias essenciais ao organismo pode neutralizar problemas com a metabolização dos alimentos e consequentemente na perda de peso.

 

Hipotiroidismo - Alimentos para combater

tireoide, alimentos bons
- Peixes do mar possuem grande quantidade de selênio e ômega3
- Castanhas, amêndoas, avelã e macadâmia em especial as nozes, possuem grande quantidade de selênio, zinco e cobre, não se deve exagerar no consumo, são excessivamente calóricas, duas a três por dia são o suficiente.
- Grãos integrais como aveia, trigo e o mix como a granola, ajudam a regular o intestino devido a quantidade de fibras, o intestino preguiçosos é um relato constante de quem tem hipotiroidismo.
- Frutas e hortaliças, o consumo de alimentos com alto teor vitamínico e mineral faz com que o organismo receba as quantidades necessárias destes nutrientes e assim mantenha um bom desempenho.
- Algas marinhas, por possuir quantidades interessantes de iodo, principalmente o tipo Nori, ajuda a regular a tireoide.

 

Hipertiroidismo - Alimentos para combater

tireoide-hipotiroidismo
 - Fontes de proteínas, algo fundamental para quem tem tendência a perder peso com facilidade, no entanto, evite a soja, pois seu consumo em excesso foi demonstrado, em estudos, que desestimula a produção de hormônios tireoidianos causando a total falta de produção e consequentemente o hipotiroidismo, o outro extremo.
- Frango, peixes e ovos, este último com moderação
- Alimentos ricos em cálcio, já que essa alteração retira grandes quantidades de cálcio do corpo, Então inclua leite, iogurtes e laticínios em geral.
- Vegetais como couve, espinafre, brócolis e outros verdes escuros, estes têm a capacidade de fazer com que a glândula consuma menos iodo e assim passa a desacelerar sua produção hormonal.
- As amêndoas, por terem grande quantidade de minerais ajudam o corpo a reequilibrar seus estoque, visto que as disfunções tireoidianas consomem as reservas contidas no corpo.

Com estas dicas poderá utilizar os alimentos com maior sabedoria evitando contribuir para ter um desempenho inferior de sua glândula tireoide, tendo maior disposição e eliminando o peso excessivo.

Espero que tenha gostado, aproveite e curta nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas com exclusividade. Bjus